Fonte: Game-change.com
Continuando com os líderes asiáticos, a personalidade histórica do dia é Sun Tzu, general chinês famoso pelo seu escrito intitulado "A arte da guerra", um manual que foi muito utilizado por militares asiáticos e é utilizado até hoje em algumas acadêmias militares. (O livro da política, 2013)
Não se sabe muito sobre a sua vida enquanto jovem, mas Sun Tzu ficou famoso pelas suas estratégias militares enquanto comandante do exercito de Wu.
O seu maior feito foi derrotar o exercito de Chu, cidade vizinha a Wu, exercito esse que tinha mais que o triplo de homens o que o exercito de Sun Tzu.
Para ele o soberano deveria garantir uma liderança moral e o povo decidir se apoia ou não as suas decisões. Influenciado por Confuncio, Sun Tzu acreditava que o líder deveria ser um exemplo para a sociedade, mas ao invés de ter conselheiros como Confuncio, Sun Tzu acreditava que os generais exerciam esse papel.
É muito importante lembrar que para Sun Tzu, a guerra é uma questão de vida ou morte e apenas quando o povo entender isso, determinado estado poderá triunfar militarmente.
Sun Tzu tinha como linha de pensamento, ideias inovadoras para a época, como por exemplo a de que um exercito não pode confiar ou se definir apenas em seu poderio bélico, ou que não é a quantidade de homens que garantiria uma vitória.
Outra premissa de Sun Tzu é: saber quando lutar. O propósito de um exército é proteger o seu estado e garantir o bem estar, entrar em guerra deveria ser a última medida a ser tomada, em outras palavras: defender primeiro e se necessário atacar por último.
Outra arma a ser utilizada em uma guerra é a inteligência. Para Sun Tzu um líder não lidera pela força, mas sim sobre a sua capacidade estratégica de ler e conhecer o adversário, conhecendo seus pontos fortes e atacando os pontos fracos. Outra tática eficiente praticada por Sun Tzu era usar a espionagem e espalhar falsas noticias sobre o seu exercito usando agentes duplos.
Os ensinamentos de Sun Tzu já foram inclusive usados para entender as falhas e derrotas de grandes exércitos em guerras que aconteceram séculos após a existência do general chinês, dito isso, recomendo o documentário "A arte da guerra por Sun Tzu" que analisa como o livro de Sun Tzu "previu" o resultado da invasão de Normandia e a derrota americana no Vietna.
https://www.youtube.com/watch?v=f21Lo-jVzLQ
Bibliografia utilizada: Bibliografia utilizada: Livro; Livro da Política. ED. Globo - págs. 28- 31 - 2013
MARIA BARBOSA

Nenhum comentário:
Postar um comentário