segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Apresentação

Olá!

Meu nome é Maria Barbosa, tenho 22 anos, sou paulista e atualmente estou no quarto semestre do curso de bacharelado em Relações Internacionais.

Pela minha idade dá para perceber que eu demorei um pouco para escolher qual curso eu queria estudar na universidade e o motivo era bem simples: eu não sabia qual curso eu queria dedicar minha vida.
Quando terminei o colegial decidi trabalhar no ramo imobiliário junto com meus pais, mas aquilo não era pra mim. Os convenci a me pagar uma viagem de intercâmbio; destino: Irlanda. Queria aprimorar meu inglês que na época já estava "somewhere in between" intermediário e avançado. A brincadeira que era para ser de 1 ano acabou virando 2. Resolvi voltar por que ainda tinha o sonho de ter um diploma e ensino superior na Europa estava fora do meu orçamento. Após voltar a nossa pátria amada, a dúvida ainda rondava a minha cabeça. Cogitei aproximadamente sete cursos para estudar mas nenhum deles era Relações Internacionais. Pensei em engenharia biomética (o motivo não sei pois sou um fiasco em biológicas e exatas), biomédicina (de novo a área de biológicas rondando minha cabeça), história, geografia, arqueologia e oceanografia (sério!). Era evidente que a minha área de interesse era mais voltada a humanas, sempre fui bem em história e geografia na escola, apesar de não ser uma aluna excepcional. Sou viciada em leitura e a história do mundo é a mais fascinante história "já escrita" digamos assim. Estava decidida, vou cursar história. Mas ai bate aquele medo de não conseguir um trabalho, um salário que te de independência e pague as contas no fim do mês... enfim, estava entre fazer algo que achava que era o meu sonho e fazer algo que ganhasse dinheiro. Pesquisei, pesquisei, fiz milhões de testes vocacionais, feiras de estudantes... e tinha esse curso que dava em todos os meus testes: Relações Internacionais. Fui pesquisar mais sobre esse curso que "faz você viajar o mundo inteiro e ganhar milhões" segundo a crença popular. Pronto, bati o olho na grade curricular e falei: é você!
Confesso que dentre todas as pessoas politicamente ativas, eu não sou a mais sabia, contudo a minha sede de conhecimento fará com que eu supere esse detalhe, aliás vem superando! Olho para trás quando entrei na faculdade e me vejo agora e percebo o que evolui no meu conhecimento político.
As vezes tenho dificuldade nas matérias de economia, mas nada que atrapalhe a minha média 8. Pois é, eu sou daquele tipo de aluno que pode não estudar nada ou pode passar o mês estudando que sempre vai tirar 8 no boletim, inclusive na matéria que eu mais gosto, que claro, é história.
Resolvi fazer esse blog para compartilhar assuntos da área de RI, como notícias, livros (acadêmicos ou não) e opiniões sobre atualidades mas principalmente história.

Espero que gostem e sintam-se a vontade para comentar ou criticar.

-
Maria Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário